Como escolher a escola ideal para seu filho?
Psicopedagoga Flávia Maoski dá dicas para auxiliar na decisão
Está na hora de fazer a rematrícula? Seu filho vai começar a vida escolar em breve? A psicopedagoga Flávia Maoski, diretora da Clínica de Terapia Cognitiva Ami, que tem treze anos de experiência como professora em escolas particulares de Curitiba, dá algumas dicas para auxiliar as famílias nesta difícil tarefa.
O primeiro passo é conhecer a proposta pedagógica da escola que seu filho se encontra ou das opções a serem analisadas. “Cada escola ensina de uma forma, existem diversas metodologias de ensino e isso faz diferença e, com certeza, existe a que seu filho melhor se adapta”, explica. “Faça visitas, converse com a equipe de profissionais da escola – da secretaria à direção, fale com outros pais”, orienta.
Depois perceba o seu filho para identificar qual o perfil dele. “Se seu filho já está na escola, converse com o professor para saber como ele se comporta em sala de aula, se é mais extrovertido, se aprende rápido, se gosta de ler, entre outras informações”, ensina “Se ainda não começou a frequentar uma escolinha, procure conversar com quem costuma ficar mais tempo com ele ou observe o que ele gosta de fazer, como ele age quando está com outras crianças, se é mais organizado, se tem perfil mais artístico ou esportivo, por exemplo”.
Com as informações sobre a escola e o perfil do seu filho, a última tarefa é analisar se há uma conexão entre eles. “Não existe escola perfeita, escola ideal, mas existe a escola ideal para o seu filho. Quando a criança está feliz, ela aprende melhor, se adapta melhor”, completa Flávia.
Há ainda a opção de procurar uma clínica especializada em atendimento pedagógico ou um especialista em psicopegagia para auxiliar na identificação do perfil do seu filho e na avaliação das opções de escolas. Em Curitiba, a Clínica Ami oferece este atendimento e avaliações, além de atividades no contra-turno escolar e atendimento pedagógico e cognitivo para pessoas com necessidades especiais. Mais informações pelo telefone (41) 3095-7649 ou pelo e-mail atendimento@terapiaami.com.br.